Pelo buraco da fechadura
junho 29, 2010
Primeira Página
julho 8, 2010
Mostrar tudo

Entrevista

Concedi uma entrevista ao Poeta Edson Camargo em seu blog:

Há alguns meses, em uma exposição, em janeiro na Oficina Cultural Oswald de Andrade, assisti a uma interessante discussão em torno da obra de um artista plástico: perguntavam os presentes se aquilo era uma fotografia ou não; para o espanto dos presentes foi revelado que a obra se tratava de uma pintura em óleo sobre tela. O objetivo da pintura não é imitar a fotografia, mas superá-la, pois se formos adiante em nossa observação, vamos verificar detalhes de luz, que a fotografia chapa e perde, e a pintura enaltece e recupera.

O pintor em questão é o artista plástico Eder Roolt, que tem se superado não só na técnica, mas, como ele mesmo diz em sua entrevista, tem se tornado um grande conhecedor de seu ofício, com o estudo de seus predecessores. O princípio da arte é superarmos a nós mesmos, o que está fora modifica o que está dentro de nós. Afirma o pintor que a literatura lhe foi tão importante para se expressar artisticamente quanto o domínio de uma técnica. A arte vai além da técnica, a arte serve para capturar a alma do mundo. Isso nenhuma técnica ensina.

Portanto leia as palavras de Eder Roolt, e para conhecer um pouco mais de sua arte visite seu blog: http://www.flickr.com/photos/roolt/ , e tire suas próprias conclusões.

Uma Voz no Invisível – Qual foi seu primeiro contato com as artes plásticas e ou visuais? Quando estas artes se destacaram em seu mundo?

Eder Roolt – Desde muito cedo, mas por volta de 10 ou 12 anos, vendo uma matéria na televisão eu quis saber realmente quem era Tarsila do Amaral e porque seus trabalhos eram tão conhecidos e valorizados. Depois disso comecei a estudar artes…

Para ler na integra acesse:

uma voz no invisivel

Valeu!

Scroll Up